segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

'69 Dodge Charger

Para mim, 1969 foi o ano em que foram feitos os melhores muscle cars de todos os tempos. Não, eu não era nascido naquele ano, mas basta dar uma boa olhada em modelos clássicos como os '69 Camaro, Mustang, Coronet, Charger, Challenger e GTO, mais populares daquela época para saber do que estou falando.

O '69 Dodge Charger era um autêntico muscle car, bastante semelhante ao modelo de 1968 mas com algumas alterações estéticas. Ele poderia vir como um SE (Specal Edition, com mais opcionais de luxo), como R/T (versão de alto desempenho) e em duas versões de corrida: o 500 e o Daytona.

Vendido com cinco opções de motorização, o mais básico contava com um V8 5.7L de 230 cv. A versão top de linha, HEMI, possuia um motor V8 7L que conseguia entregar ao motorista até 425 cv de potência.


Os Charger da Hot Wheels são uma boa representação do belo veículo da Dodge que marcou época, do mainlne ao série especial.


Ele está na mainline da HW desde 2004, e é um sucesso desde então. Este modelo em particular, foi lançado em 2007 na subserie Engine Revealers. A série contava com 4 modelos que abriam o capô e revelavam o coração dos carros! Gostei bastante da combinação de cores e do seu nome "tatuado" nas laterais.



Este outro da série Phil's Garage, de 2010, faz questão de representar o modelo mais potente da gama Charger, o HEMI. Dos que possuo, este é sem dúvida o melhor. Além da combinação de cores, ele conta com detalhamento tanto na dianteira quanto na traseira, e os pneus bem mais largos atrás dão um toque mais apimentado ao veículo. Não bastasse isso, ele é todo feito em metal.



Este último modelo que adquiri, é mais antigo do que os outro. Lançado na série Hot Wheels Whips - Team Baurtwell - Old School de 2004, possui detalhamento na dianteira e rodas exclusivas. Mas o verdadeiro charme desse carro se deve ao teto preto com a inscrição Charger. Fantástico!


O charme desta versão do '69 Charger.

Destaque para o Charger da série Garage, com o detalhamento na traseira além dos pneus traseiros mais largos.

 Ficha Técnica: (Charger 500 HEMI)

  • Motor: Dianteiro, longitudinal, 7L, V8.
  • Potência: 425 cv a 5.000 rpm
  • Torque: 67,7 kgfm a 4000 rpm
  • Velocidade Máxima: ??? km/h
  • Aceleração 0 a 96 km/h: 5,7 s

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Hot Wheels Chevrolet Corvette

Eles estão chegando! Em breve farei uma postagem sobre os Corvettes Grand Sport, ZR1, Z06 e C6R da HW! Só estou aguardando a chegada do modelo superized em minha coleção. Aguardem!


domingo, 13 de janeiro de 2013

Hot Wheels 100% - '66 Pontiac GTO

O Pontiac GTO foi um muscle car desenvolvido por John DeLorean, que estreou em 1964 e continou sendo produzido até 1974. Um sucesso de vendas! O nome GTO é uma sigla italiana (a mesma utilizada das Ferrari GTO) e significa "Gran Turismo Omologato".

O modelo de 1964 conseguia unir o que os outros muscle cars da época não tinham. A maioria dos outros veículos possuia um motor grande num carro muito pesado, o que os deixava lentos. O GTO combinava seu tamanho "médio" a um motor V8 389, que dependendo da configuração, gerava de 325 a 348 cv de potência.

Em 1965 o veículo recebeu modificações estéticas e mecânicas, e seu motor V8 passou a oferecer potência entre 335 e 360 cv. Em 1966, ele também foi modificado esteticamente, porém seu motor não foi alterado. Neste ano o Pontiac GTO se tornou mais popular do que nunca, e chegou a vender 96.946 unidades. Pelo menos umas 90.000 devem estar no ferro velho hoje.

Esta máquina lendária é bastante difícil de se encontrar, apesar de todas as unidades vendidas em 1966. Porém, a miniatura é um pouco mais fácil de se obter.

Este belíssimo '66 Pontiac GTO feito pela Hot Wheels foi lançado na série 100%. O modelo que possuo não foi encontrado no South Texas Diecast, porém, é de 2007. Edição comemorativa de Aniversário de 40 anos da HW.



Ele é extremamente detalhado. Um modelo "custom", se comparado ao carro original. Ainda assim, não esconde a beleza deste muscle car.

A dianteira e a traseira da miniatura possuem parachoques cromados. Os faróis e lanternas traseiras, assim como a sigla GTO são muito bem pintados e alinhados. Todo feito em metal, conta com rodas do tipo real riders, interior detalhado com o câmbio manual cromado e um belo V8 sob o capô.




Uma legítima peça de colecionador! Este Pontiac vem protegido por um case de acrílico, o que ajuda a expor e ao mesmo tempo proteger a mini. Um dos meus xodós que sai pouco da garagem!


Sobre o Pontiac GTO, veja mais em Conceptcarz.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Duelo: Mercedes Benz SL

Com tantas fabricantes  reproduzindo o mesmo veículo (ou semelhantes) em escala, resolvi iniciar a série "Duelo" no blog. Assim, poderei mostrar os detalhes de cada miniatura e escolher a minha preferida, que mais se assemelha ao modelo original ou que possua uma qualidade melhor... enfim, uma batalha entre as miniaturas! Começarei com os modelos SL55, SL55 AMG e SL500.

Um dos carros da Mercedes que mais me agrada é a série SL. Tanto, que não me contentei em ter apenas o modelo de uma fabricante, mas sim de três: Hot Wheels, Matchbox e High Speed (California Toys).

A Mercedes SL55 da Hot Wheels é, como de costume, personalizada. Esse modelo específico foi lançado em 2004 na série Hot Wheels Whips -West Coast Customs/New School, e além de ter uma pintura mtálica, possui belas rodas 6TDBLING (Bling 6 Spoke Teardrop Wheel), limpadores de para-brisa, faróis e lanternas traseiras pintadas dentre outros. Com esse estilo DUB, ela me conquistou e veio pra garagem assim que a vi.



A SL55 AMG da Matchbox, é mais sóbria pois tem caratrísticas próximas do modelo original. Lançada como uma variação de cor do modelo prateado, em 2008, era uma das integrantes da sub-serie VIP Luxury da mainline Matchbox. O carro conta com vários detalhes, como os logos "SL55" e "AMG", faróis e lanternas traseiras pintadas, retrovisores, limpadores de para-brisa e um belo interior. As rodinhas são muito bonitas, mesmo sendo um tanto padrão em vários modelos da marca. Um belo mainline!



A SL da High Speed também é semelhante ao modelo 1/1.Na cor preta, reforça ainda mais o luxo desse belo carro. Além de possuir todos os detalhes que suas rivais tem, o modelo importado pela California Toys vem emplacado, assim não terei gasto com emplacamento, bancos pintados e até um retrovisor interno. Além disso, as rodas são mais próximas das reais.

 

O trio:





RESULTADO: 

Acha que a escolha foi fácil? Pois por "incrença que parível", não foi. Apesar de eu ser completamente louco por rodões e pela Matchbox, o modelo mais bem feito é sem dúvida o da High Speed: SL500. O detalhamento dessa mini é incrível, não é a toa que vem parafusada em uma base e protegida por um case de acrílico.

E você? Qual modelo prefere? Poste aqui nos comentários ↓ se concorda ou não e porque.
Até a próxima!!

 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Acura Integra Type R

A Autoart é famosa por reproduzir em escala detalhada, diversos veículos. Os AA 1/18 são espetaculares (vários já viraram sonho de consumo), mas por enquanto permaneço nos 1/64.

Meu único modelo é este Acura Integra Type R, 1/64. O Acura Integra, ou Honda Integra como também é conhecido, é um coupe compacto produzido entre 1985 e 2006. A Acura nada mais é do que uma divisão de luxo da Honda, com foco nos EUA (por isso Honda/Acura Integra).



A mini tem vários detalhes e reproduz bem o modelo original. Os tampos são alinhados e bem "impressos". Possui faróis e lanternas traseiras em acrílico, o que dá um aspecto mais realístico ao carro. Os pneus não são de borracha, mas isso nao torna a mini feia nem mal feita.



 Para quem busca qualidade e um detalhamento melhor nas mniaturas, a Autoart (assim como Minichamps e Kyosho) tem um ótimo custo benefício. Recomendo!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

'10 Ford Mustang Shelby GT500 Super Snake

Para alguns não basta ter um Ford Mustang em sua garagem. Nem mesmo um Mustang Shelby GT500. Quem gosta de Ford e potência de sobra deve ter um Ford Mustang Shelby GT500 Super Snake! Nomezinho grande, não? Pois bem, o Super Snake é um pacote exclusivo para os Shelbys GT500. Neste caso, os GT500 de 2010.


O pacote conta com algumas modificações, que rendem ao Mustang até 725cv de potência. O GT500 ganha ainda um kit aerodinâmico, além da logo "Super Snake" por toda  a carroceria.



O modelo feito pela Hot Wheels é semelhante ao de 2010, porém lançado em 2011. Sendo a primeira vez que aparece na mainline, representa bem o modelo 1/1. É possível identificar as modificações  aerodinâmicas na carroceria da miniatura assim como no veículo original, bem como o logo Super Snake. A versão principal em azul possuia outras duas variações de cor: uma vermelha e outra amarela (esta última não me agradou nem um pouco, e foi cortada da coleção).



O que mais faz falta nessa miniatura, são os faróis e lanternas traseiras. Mas essas dupla é um show a parte. O Shelby azul veio em um lote no início do ano de 2011 e não foi fácil de se encontrar aqui em BH, devido a um problema na distribuição de lotes (também não foi fácil achar o Ford Gran Torino na cor verde, os T-Hunts '58 Chevy Impala, Studebacker Avanti e etc.).

Caso queiram saber mais detalhes sobre o GT500 Super Snake, assistam ao vídeo. Mas se quiserem apenas escutar o ronco dessa fera, comecem pelos 4:56!



 Ficha Técnica:
  • Motor: Dianteiro, longitudinal, 5.4 litros, V8, 32 válvulas, Supercharger DOHC.
  • Potência: 639 cv ou 735 cv a ???? rpm
  • Torque:  ???? kgfm a ???? rpm
  • Velocidade Máxima: 250 km/h (com limitador de velocidade) - Sem limitação: 320 km/h (versão 639 cv) / 335 km/h (versão 735 cv)
  • Aceleração 0 a 100 km/h: 3,7 s (em ambas as versões)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Mitsubishi Lancer Evo X

Em 2011, pude ir pela primeira vez à Bienal do Automóvel aqui em BH. Um evento que nem se compara ao grandioso Salão do Automóvel de SP, porém, com vários veículos interessantes.

Enquanto andava pelo Expominas, a procura de algum Land Rover, eis que avisto o pequeno estande da Mitsubishi. E lá, uma de minhas paixões sobre rodas: o Mitsubishi Lancer Evolution X. Evo X para os mais íntimos.



Uma verdadeira máquina! O sedan esportivo da marca japonesa tem um motor MIVEC 2.0L Turbo de 16v, que lhe rendem 295cv de potência a 6000 rpm. É capaz de ir de 0 a 100km/h em apenas 6,3 segundos e pode chegar aos 242 km/h!

No Brasil, um Evo X 2012 novo não sai por menos de R$ 211.990,00, segundo o site da Mitsubishi Br. Disponível nas cores Cool Silver Metalic, Frost White (imagino que seja a mesma cor do carro da foto), Phantom Black, Orient Red e Lightning Blue Mica. 

Mas se você gosta do carro e não pode pagar o preço cobrado aqui no Brasil, pode encontrar o Mitsubishi Lancer (o Evo é basicamente um Lancer envenenado), nas versões MT, CVT, GT e GT AWD, com preço médio entre R$ 65.690,00 e R$ 96.990,00. 



 
MAS E A MINIATURA?

É só falar em Evo X que eu já empolgo. Quase me esqueço de postar a mini! Ou melhor, as minis, já que possuo 10 em minha coleção.

Fabricado pela Hot Wheels, o modelo principal lançado em 2008 reproduzia muito bem o veículo original, na cor vermelha. O mesmo F.E. trazia ainda duas variações de cor e rodas, um melhor do que o outro.


Vários detalhes deixaram o modelo bastante atraente, talvez até para quem não gosta da HW. O Lancer 1/64 tem os faróis em acrílico (que são da mesma peça que representa o parabrisa e as janelas do veículo), lanternas traseiras pintadas, logo da Mitsubishi, etc. Para um mainline, ele é bastante bem feitinho. Eu só acrescentaria uns retrovisores e mais nada.

adquiri mais 7 modelos de lá pra cá. Paixão é paixão!


 Ficha Técnica:

  • Motor: Dianteiro, longitudinal, 2.0 litros, 4 cilindros , 16 válvulas.
  • Potência: 295 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 37,3 kgfm a 3500 rpm
  • Velocidade Máxima: 242 km/h
  • Aceleração 0 a 100 km/h: 6,3 s


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Em busca da miniatura perfeita

O que seria uma miniatura perfeita? Uma réplica exata de um veículo 1/1 em escala, com um motor que funciona de verdade e tudo mais? Por mais que eu seja bastante detalhista, acho que não é pra tanto...
Para mim, uma miniatra perfeita, seria aquela com o mais alto grau de realismo possível, com faróis e lanternas traseira em acrílico, pneus de borracha e rodas iguais às de um modelo 1/1, interior detalhado (pintado como em um carro real), espelhos retrovisores, maçanetas, partes móveis... enfim, vários detalhes que só são percebidos em escalas maiores ou mesmo em um 1/1!

Hoje adquiri a 636ª miniatura de minha coleção, que também é meu 1º Minichamps: um Bentley Continental GT.


Essa miniatura tem um nível de detalhamento impressionante! Mal pude esperar chegar em casa para poder desparafusar da base e fazer algumas fotos.




Uma belíssima miniatura. Até o detalhe de espelhos retrovisores, painel, interior... muito bem feita! Tinha de tudo para ser perfeita. Mas...


Se não fosse por estes pneus slick, totalmente carecas lisos, seria uma mini perfeita. O Continental chegou a pouco tempo na garagem e já é xodó. Mas pra mim, este detalhe faz muita falta. Muitos colecionadores podem não se importar, já que a mini é parafusada em uma base e protegida por um case de acrílico, mas quem gosta de fotografar miniaturas deve entender.

Outras marcas de miniaturas possuem detalhes que algumas não tem. Esse Audi Q7, por exemplo, da High Speed. Super bem feito e detalhado (até os pneus), porém falta um interior mais bem acabado, espelhos retrovisores, etc.


A Volkswagen Amarok, da SIKU, possui até partes móveis como as portas dianteiras que se abrem. Porém, se comparada ao modelo 1/1, faltam muitos detalhes, como o parachoque traseiro, que poderia ser cromado como na sua irmã 1/1. Também achei que os faróis da pick-up deixaram um pouco a desejar.


O Porsche Panemera, da Greenlight, também só precisava de um interior mais detalhado e dos espelhos retrovisores (que até hoje só vi em modelos da Minichamps), para deixá-lo ainda melhor!


Há também outras marcas não listadas aqui, que por pouco não chegam a ser perfeitas. Talvez a solução seja unir todas estas fabricantes... ou não! Tanto detalhe deve encarecer ainda mais as miniaturas.

O fato é que cada uma possui caracerísticas únicas, que faltam em outras marcas, que enriquecem as miniaturas, e eventualmente rendem ótimas fotos! E cá pra nós, eu sou um pouquinho exigente quanto a isso!
Continuarei na caça de um carro 1/64 que consiga reunir tudo o que desejo em uma só minatura! Quem sabe ela existe e está em alguma loja, me esperando...

'55 Chevy Panel

Cobiçada por vários, senão por todos os que gostam da Hot Wheels, a '55 Chevy Panel é uma miniatura bastante valorizada no universo colecionista. Lançada em 2006, sua primeira aparição foi na mainlline. Sendo toda em metal (chassi e carroceria), a Panel possui um detalhe que chama bastante atenção: uma porta traseira se abre, revelando uma pequena moto no estilo chopper, que pode ser retirada de seu interior. Isso bastou para que rapidamente essa miniatura se tornasse sonho de consumo de muitos. Ainda em 2006, saiu como Mystery Car, com pneus de borracha. Já contamos com pelo menos uma reedição dessa miniatura a cada ano desde seu lançamento até hoje. Algumas mais raras e caras do que outras, mas todas fantásticas!

Bom, possuo 5 deste modelo em minha coleção, que apresento logo abaixo:


2011 Hot Wheels Garage, 2006 Mystery Car, 2006 mainline, 2010 Hot Wheels Garage e 2007 Hot Wheels Ultra Hots.

Devo dizer que a minha favorita, é sem dúvida, a Mystery de 2006, única a possuir grade pintada. A First Editions azul também é fantástica, mesmo sendo a única (das que tenho) a não ter pneus de borracha. A Delivery e a Ultra Hots também não ficam pra trás. Já a Garage, não possui a famosa motinho em seu interior, apenas um vazio. Algo que com certeza desvaloriza um pouco a miniatura, mas ainda assim não deixa de ser uma '55 Chevy Panel!