quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Em busca da miniatura perfeita

O que seria uma miniatura perfeita? Uma réplica exata de um veículo 1/1 em escala, com um motor que funciona de verdade e tudo mais? Por mais que eu seja bastante detalhista, acho que não é pra tanto...
Para mim, uma miniatra perfeita, seria aquela com o mais alto grau de realismo possível, com faróis e lanternas traseira em acrílico, pneus de borracha e rodas iguais às de um modelo 1/1, interior detalhado (pintado como em um carro real), espelhos retrovisores, maçanetas, partes móveis... enfim, vários detalhes que só são percebidos em escalas maiores ou mesmo em um 1/1!

Hoje adquiri a 636ª miniatura de minha coleção, que também é meu 1º Minichamps: um Bentley Continental GT.


Essa miniatura tem um nível de detalhamento impressionante! Mal pude esperar chegar em casa para poder desparafusar da base e fazer algumas fotos.




Uma belíssima miniatura. Até o detalhe de espelhos retrovisores, painel, interior... muito bem feita! Tinha de tudo para ser perfeita. Mas...


Se não fosse por estes pneus slick, totalmente carecas lisos, seria uma mini perfeita. O Continental chegou a pouco tempo na garagem e já é xodó. Mas pra mim, este detalhe faz muita falta. Muitos colecionadores podem não se importar, já que a mini é parafusada em uma base e protegida por um case de acrílico, mas quem gosta de fotografar miniaturas deve entender.

Outras marcas de miniaturas possuem detalhes que algumas não tem. Esse Audi Q7, por exemplo, da High Speed. Super bem feito e detalhado (até os pneus), porém falta um interior mais bem acabado, espelhos retrovisores, etc.


A Volkswagen Amarok, da SIKU, possui até partes móveis como as portas dianteiras que se abrem. Porém, se comparada ao modelo 1/1, faltam muitos detalhes, como o parachoque traseiro, que poderia ser cromado como na sua irmã 1/1. Também achei que os faróis da pick-up deixaram um pouco a desejar.


O Porsche Panemera, da Greenlight, também só precisava de um interior mais detalhado e dos espelhos retrovisores (que até hoje só vi em modelos da Minichamps), para deixá-lo ainda melhor!


Há também outras marcas não listadas aqui, que por pouco não chegam a ser perfeitas. Talvez a solução seja unir todas estas fabricantes... ou não! Tanto detalhe deve encarecer ainda mais as miniaturas.

O fato é que cada uma possui caracerísticas únicas, que faltam em outras marcas, que enriquecem as miniaturas, e eventualmente rendem ótimas fotos! E cá pra nós, eu sou um pouquinho exigente quanto a isso!
Continuarei na caça de um carro 1/64 que consiga reunir tudo o que desejo em uma só minatura! Quem sabe ela existe e está em alguma loja, me esperando...

2 comentários:

  1. Ola meu caro Matheus,

    Amei o seu post, traz sem dúvida uma ótima reflexão sobre essa relação miniatura x carro real. Gostei muito desse Bentley Continental da Minichamps, uma marca que ainda não desembarcou em minha coleção e que depois dessas suas maravilhosas fotos já entra na lista de aquisições de 2013.
    Parabéns pelo trabalho.

    Abração,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Doalcey!

      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado. Este Bentley é fantástico. O último Minichamps que estacionou por aqui foi um Porsche 911 Carrera 4S. Eu recomendo a Minichamps aos colecionadores sem sombra de dúvida! O único problema é a varieadade e a disponibilidade de alguns carros da marca.

      Abs

      Excluir